INFORMAÇÕES SOBRE SAÚDE, ODONTOLOGIA E SEGUROS.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de março de 2011

Piercing de língua e falhas dentais


Pais e adolescentes fiquem atentos: pesquisadores descobriram que pessoas que usam piercing de língua com botões metálicos podem não apenas estar colocando a saúde bucal em risco, como também podem desenvolver problemas ortodônticos.

Um estudo da Faculdade de Odontologia da Universidade de Buffalo, Nova York, acompanhou uma mulher de 26 anos que havia desenvolvido um diastema (espaçamento entre os dentes) durante um período de sete anos porque o botão do seu piercing de língua estava forçando-se para cima e contra os dentes anteriores. Fotos que ela forneceu mostraram que, antes de colocar o piercing na língua, não havia este espaço entre os dentes.

A única solução para o problema seria o uso prolongado de um aparelho ortodôntico fixo. “É um princípio básico da ortodontia que a força, ao longo do tempo, movimenta os dentes”, diz o pesquisador Dr. Sawsan Tabbaa, professor assistente da Faculdade de Odontologia da UB. Dr. Tabbaa diz que um estudo anterior da Faculdade de Odontologia da UB com alunos de ensino médio mostrou que um barbell de língua (tipo de piercing) poderia levar a sérios danos quando os pacientes empurravam o botão metálico contra os dentes superiores anteriores, um hábito comumente referido entre os alunos como “brincar”.

“Isso acontece numa porcentagem muito alta dos casos”, diz Dr. Tabbaa. “O barbell nunca é removido porque a língua é tão vascularizada que a remoção da peça pode resultar em cicatrização da abertura na língua, portanto faz sentido que a força constante do barbilhão contra os dentes – todos os dias, sem folga – irá movê-los ou afastá-los”.

Outros riscos dos piercings de língua incluem dor, inchaço, infecção, aumento do fluxo salivar, lesão ou recessão gengival, dentes e restaurações lascadas ou danificadas, dificuldade em falar ou mastigar, hemorragias e até mesmo abscesso cerebral. Pessoas que usam botões linguais também correm o risco de engolir ou aspirar a jóia. Ornamentos bucais podem também comprometer a qualidade de radiografias e o metal pode causar sensibilidade pulpar.

(ADA - Associação Dental Amerinana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário