INFORMAÇÕES SOBRE SAÚDE, ODONTOLOGIA E SEGUROS.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Obesidade e Excesso de Peso: Entre doença e o problema estética


"Globesidade" é uma nova palavra, cunhada em 2001 pela OMS, para classificar a epidemia de obesidade que aflige praticamente o mundo todo e atinge indiscriminadamente homens e mulheres de todas as idades. Obra esclarece dúvidas sobre obesidade e excesso de peso - seus conceitos e causas, tratamentos possíveis, regimes e exercícios físicos, técnicas cirúrgicas e seus riscos - e fornece conselhos para a escolha do programa mais adequado e realista de emagrecimento.

Ao mesmo tempo em que milhões de pessoas morrem de fome ou sofrem com os efeitos decorrentes da desnutrição no mundo, outros milhões estão acima do peso e, dentre estes, pelo menos 300 milhões são considerados obesos. Em Gana, por exemplo, o número de indivíduos com excesso de peso ou obesos já está muito próximo daquele dos indivíduos abaixo do peso por desnutrição. No Brasil, no final de 2004, o Instituto de Pesquisas Brasileiro informava: para cada mulher mal alimentada existem oito com excesso de peso e entre os homens essa relação é de um para quinze. Entre tantos extremos, onde exatamente se encontra o equilíbrio?

É dessa pandemia explosiva, de graves consequências ao bem-estar físico e emocional e de grande impacto nos custos do sistema de saúde pública, que trata a mais recente obra de Paulinas: Obesidade e excesso de peso - Entre a doença e o problema estético. Misturando experiências e competências, os autores Ottavio Bosello e Massimo Cuzzolaro sustentam a necessidade de uma abordagem multidimensional do problema, levando em consideração seus aspectos biológicos, psicológicos e sociais.

Apresentam definições e classificações de obesidade, discutem a questão da hereditariedade em contraste com hábitos de vida e identificam os principais riscos e doenças associadas ao excesso de peso. Analisam os efeitos emocionais e relacionais que afetam as pessoas que não se ajustam aos padrões estéticos, e comentam acerca das diversas opções hoje disponíveis para a perda de peso, esclarecendo que o principal objetivo deve ser a melhoria da saúde e que os acompanhamentos médico e terapêutico são essenciais.


Os autores:

Massimo Cuzzolaro leciona Psiquiatria e Psicopatologia da Alimentação na Universidade "La Sapienza", de Roma (Itália).

Ottavio Bosello leciona Geriatria na Universidade de Verona, onde dirige o Departamento de Ciências Biomédicas e Cirúrgicas.


Ficha Técnica:

Título: Obesidade e excesso de peso - Entre a doença e o problema estético
Autores: Massimo Cuzzolaro e Ottavio Bosello
Paulinas Editora - Coleção: Questão de Saúde
Formato: 13,0 x 20,0
Páginas: 160
Preço: R$ 21,50
Código: 516600
ISBN: 9788535625790


Fonte: Abn News

Nenhum comentário:

Postar um comentário