INFORMAÇÕES SOBRE SAÚDE, ODONTOLOGIA E SEGUROS.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

BB fica com 10% da Odontoprev e fatia pode aumentar

Instituição federal fará parte do bloco de controle junto com Bradesco Saúde e ZNT Participações, do fundador da empresa

Ana Paula Ribeiro

O Banco do Brasil (BB) entrará no mercado de planos odontológicos já na liderança. A instituição fechou um acordo com a Ondontoprev para ter, de forma indireta, 10%da companhia que hoje é líder no número de beneficiários.Embora comparticipação pequena, fará parte do grupo de controle, junto com Bradesco Saúde e a ZNT Participações, pertencente a Randal Luiz Zanetti, fundador da empresa. "A liderança da Odontoprev foi fundamental para a nossa decisão", diz o vice-presidente de novos negócios do BB, Paulo Rogério Caffarelli.

Atualmente, a Odontoprev conta com 4,4 milhões de beneficiários. A essa base serão incorporados, no mínimo, os quase 900 mil funcionários (ativos e inativos) e dependentes do BB. A segunda colocada é a Interodonto, com 1,2 milhão.Em julho, o BRASIL ECONÔMICO antecipou que a instituição estava conversando com três empresas com atuação nacional para decidir qual seria a parceira.

Ainda não está definido se o BB fará um desembolso financeiro para que a BB Seguros tenha essa fatia de 10%. De acordo com Caffarelli, a estrutura inicial será estudada por 90 dias para posterior anúncio da efetivação do acordo. Além disso, a participação do BB poderá aumentar ao longo dos anos.

Pelo desenho apresentado ontem, BB Seguros, Bradesco Saúde e ZNT formarão a holding que terá 54,3% da Odontoprev (hoje, Bradesco Saúde e ZNT possuem 51,04% da empresa).

Além disso, será formada uma empresa, a princípio chamada de BB Dental, que terá exclusividade na venda dos planos odontológicos na rede da instituição federal. Essa nova empresa terá participação de 75% da BB Seguros e 25% da Odontoprev.

Para contemplar a fatia do BB, a Odontoprev fará uma emissão de ações de 7,5% de seu capital. Dessa forma, a participação dos atuais acionistas será reduzida na mesma proporção. Os demais 2,5% serão acordados entre os participantes da holding.

O BB vem afirmando desde o ano passado que o banco deveria ser majoritário nas empresas da área de seguros e trabalhar apenas com parceiros que não fossem concorrentes na venda de produtos. Ao justificar a parceria com a Ondontoprev, e indiretamente com o Bradesco, Caffarelli afirmou que não haverá concorrência, uma vez que o produto e preço praticados serão iguais em todos os canais e que aBBSeguros se beneficiará das vendas da Odontoprev e da rede de atendimento do Bradesco."OBB e Bradesco já têm uma história interessante de parcerias que começou na Cielo", diz.

Recentemente, os dois bancos se uniram em uma série de parcerias, como a criação da bandeira Elo, o compartilhamento de caixas eletrônicos e a entrada no continente africano junto com o BES África. "Somos concorrentes, mas tudo que gere eficiência operacional é válido que seja feito", defende o executivo do BB.

Internacionalização

Os controladores da Odontoprev acreditam que a empresa tem condições de competir no exterior. "A Odontoprev vai ser referência não só na América Latina, mas mundial no mundo do seguro odontológico", diz o presidente da Bradesco seguros e previdência, Marco Antônio Rossi.

Zanetti, presidente da Odontoprev, afirmou que a empresa possui escala para concorrer globalmente e que já está prospectando negócios fora do Brasil. E citou a possibilidade de vender seguros odontológicos na rede do Ibi no México, comprada pelo Bradesco no ano passado, ou no argentino Banco da Patagônia, agora controlado pelo BB.

Acordo prevê a reestruturação societária na empresa de planos odontológicos que vai diluir a participação de todos os acionistas em 7,5%

(SEGURO EM PAUTA - FUNENSEG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário