INFORMAÇÕES SOBRE SAÚDE, ODONTOLOGIA E SEGUROS.

Pesquisar este blog

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Acidentes com animais peçonhentos aumentam no verão


Diretor-clínico do Hospital Vital Brasil dá dicas de prevenção

SÃO PAULO [ ABN NEWS ] - Os acidentes com animais peçonhentos, como cobras e escorpiões, são mais comuns nos meses de calor e chuva. No Estado de São Paulo, o período de setembro a março é o que registra o maior número de ataques de serpentes.

Carlos Medeiros, diretor-clínico do Hospital Vital Brasil - único da América Latina especialista em acidentes com animais peçonhentos - alerta que esta "é a época em que as serpentes estão mais ativas" e também o período de reprodução desses animais. "Outro fator determinante para o aumento de acidentes com animais peçonhentos nesta época do ano é o aumento da atividade no campo, avalia Medeiros.

Para evitar os acidentes, Medeiros dá algumas dicas. 70% a 80% desses acidentes "ocorrem nos membros inferiores, ou seja, nos pés e nas pernas. Então, é fundamental que essas pessoas utilizem botas, utilizem aquelas chamadas perneiras de raspa de couro, que conseguem proteger contra a picada dessas serpentes, não enfiar a mão dentro de buracos".

O escorpião, por sua vez, é mais comum em áreas urbanas, como afirma Carlos Medeiros. "Esses animais gostam de duas coisas: eles querem casa e comida. Qual é a casa deles, o que serve de abrigo para eles? É o acúmulo de entulho de tijolos, de madeiras. Por outro lado, eles se alimentam principalmente de baratas. Então, se você tem lixo, lixo atrai barata, barata atrai escorpião".

Veja algumas dicas para evitar acidentes:

utilize luvas para cuidar dos jardins
> use botas de cano alto em terrenos baldios ou quando for entrar na mata
> evite manter entulhos em casa ou locais de circulação
> mantenha o quintal sempre limpo
> bater o sapato antes de calçá-lo

Em caso de picada:

> não use torniquete
> não faça corte no local
> procure atendimento

Fonte: Agência Brasileira de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário