INFORMAÇÕES SOBRE SAÚDE, ODONTOLOGIA E SEGUROS.

Pesquisar este blog

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Proteja seus olhos dos riscos da exposição ao sol


Quando se fala em cuidados com a saúde no verão, as pessoas normalmente pensam em três coisas: hidratar-se, ingerir comidas leves e passar protetor solar. Mas há outros cuidados que devem ser tomados, inclusive com os olhos, que também sofrem com a exposição excessiva aos raios ultravioleta.

Uma das doenças que os olhos podem desenvolver por causa do sol é a ceratite, uma espécie de queimadura da córnea, que causa dor, vermelhidão, lacrimejamento, fotofobia (sensibilidade excessiva à luz) e sensação de areia nos olhos. Há também o pterígeo, formação de uma placa sobre a córnea, doença mais comum em países tropicais.

“O maior risco para os olhos se encontra na exposição prolongada ao sol. A incidência direta dos raios ultravioleta no olho humano ocasiona lesões oculares, que, gradual e cumulativamente, podem resultar na perda total da visão. As lesões oculares mais comuns causadas pelo excesso de sol são a queda da percepção de detalhes pela mácula e a formação da catarata, problema ocular grave, de maior incidência no mundo”, destaca o oftalmologista Virgilio Centurion, diretor do Instituto de Moléstias Oculares (IMO), de São Paulo.

Os problemas aumentam com o passar do tempo, porque os efeitos dos raios ultravioleta são cumulativos: quanto mais os olhos são expostos ao sol, maiores os riscos do desenvolvimento de uma doença.

A principal arma contra esses problemas são os óculos escuros. “É aconselhável o uso de óculos escuros de boa qualidade e que ofereçam proteção adequada aos olhos, não apenas durante o verão, e sim durante todo o ano”, defende a oftalmologista Fernanda Takay, do IMO.

Verifique o nível de proteção de seus óculos

Segundo a oftalmologista, a decisão de compra dos óculos de sol deve levar em consideração, principalmente, o nível de proteção contra a radiação ultravioleta (UVA e UVB) que as lentes oferecem. “Esta informação deve estar disponível, no momento da compra, seja no adesivo afixado aos óculos ou em livretos contendo informações técnicas sobre o produto. O comprador deve exigir esta informação”, diz a médica.

“Bons óculos escuros devem bloquear entre 99% e 100% das radiações UVA e UVB; não devem distorcer imagens ou mudar as cores. Devem ter lentes cinzas, verdes ou marrons, capazes de filtrar entre 75% e 90% da luz visível. Os óculos de grau também devem ter proteção UV. Bonés, viseiras e chapéus oferecem proteção adicional, quando precisamos passar muitas horas sob a luz solar”, recomenda Fernanda.

Os oftalmologistas também defendem a proibição do bronzeamento artificial, decretada no final do ano passado. “É importante esclarecer que o bronzeamento com luz artificial traz danos à pele e aos olhos desprotegidos, da mesma forma que a exposição à luz solar”, diz a oftalmologista.


Fonte: Bradesco Seguros

Nenhum comentário:

Postar um comentário