INFORMAÇÕES SOBRE SAÚDE, ODONTOLOGIA E SEGUROS.

Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Calor no interior dos automóveis pode causar danos à saúde


Imagine que você deixou seu carro parado ao ar livre debaixo de um sol de 40°. Não dá nem vontade de entrar no veículo, não é verdade? Sem contar que quem vive nas grandes cidades não tem alternativa a não ser andar com os vidros fechados e com o ar condicionado ligado. No verão, as altas temperaturas aumentam o calor no interior dos automóveis e o resultado não são apenas desconfortos momentâneos. Se não forem tomados sérios cuidados, transitar de carro pela cidade em dias quentes pode ser um grande risco à saúde.

Abra os vidros para o ar circular antes de voltar para o veículo que ficou parado e fechado por um tempo. Dirceu Alves, chefe do Departamento de Medicina Ocupacional da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), explica que esse vapor quente é tóxico e quando aspirado pode fazer mal ao organismo. “Se estiver andando com o veículo ou parado em um congestionamento em meio a fumaça e poluição, é necessário procurar condições para uma boa respiração. Então, pare o carro em um lugar tranquilo e respire um ar mais puro”, orienta.

O diretor da Abramet acrescenta que o automóvel pode ser ventilado com vidros abertos ou com ar condicionado ligado. Vale lembrar que é importante estar em dia com a manutenção desse aparelho para evitar o acúmulo de sujeiras e prejuízos ao aparelho respiratório dos ocupantes do carro. “A falta desse cuidado pode causar alergias”, enfatiza.

A relação entre calor e mal-estar
Nos dias mais quentes, as pessoas estão mais suscetíveis a maior de irritabilidade, fadiga, sono e estresse físico. Todos esses fatores, segundo o médico, contribuem para a perda de água, sódio e potássio, causando a desidratação e alterações na circulação sanguínea e respiratória. “É importante ter sempre algum líquido refrigerado dentro do carro. Quando ingerida, essa bebida ajuda a diminuir o calor corporal”, emenda Dirceu.

Atenção ainda para o entra e sai de um local quente para outro frio e vice-versa. O diretor da Abramet conta que essa mudança de ambiente pode ser um perigo para motorista e ocupantes do automóvel. ”Pode acontecer uma intermação, um choque térmico, quando a pessoa desmaia e ocasiona acidentes graves, às vezes fatais”, explica.

Cuidados com as crianças
Elas precisam de atenção redobrada ao andar de carro nos dias quentes. De acordo com a ONG Criança Segura, a temperatura interna do veículo pode chegar a quase o dobro da externa. Nestas condições, os pequenos podem sofrer queimaduras e ter dificuldade para respirar, além de ficarem desidratados facilmente. Para evitar esses problemas, nunca deixe as crianças sozinhas e fechadas dentro do automóvel. Carregue sempre um líquido refrigerado para evitar a desidratação. E está reforçada a recomendação para abrir todas as janelas e portas deixando o ar circular no interior carro antes de entrar.

Mais informações sobre cuidados com as crianças em veículos no site da ONG Criança Segura.

Fonte: Bradesco Seguros

Nenhum comentário:

Postar um comentário