INFORMAÇÕES SOBRE SAÚDE, ODONTOLOGIA E SEGUROS.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Obesidade infantil: o que é, causas, consequencias e tratamentos


A guloseima consumida na hora do recreio, durante o período das aulas, a bolachinha depois do almoço e o salgadinho do final de tarde em casa, aliados ao sedentarismo, estão contribuindo para que, cada vez mais, crianças e jovens se tornem obesos no Brasil - vale lembrar que os principais meios de diversão dessa nova geração são o computador e o videogame.

A Pesquisa Brasileira do Orçamento Familiar do IBGE (POF 2002-2003 *) indica que, na faixa etária de 10 a 19 anos, a frequência de excesso de peso é de 16,7%. Esta freqüência é ainda maior entre os pré-adolescentes, com idade entre 10 e 11 anos, esse percentual chega a 22%.

"Uma pessoa pode ficar obesa quando ela consome mais energia do que o necessário. É uma conta básica de subtração. A gordura corporal excessiva na infância pode surtir efeitos danosos à saúde em pessoas ainda muito jovens. Combater este mal é um grande desafio dos tempos atuais", comenta Dr. Vladimir Schraibman (CRM-SP 97304), especialista em cirurgia geral, gastrocirurgia, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Videolaparoscópica (Sobracil) e médico colaborador do Setor de Fígado, Pâncreas e Vias Biliares do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de São Paulo.

Dr. Vladimir Schraibman esclarece, na entrevista abaixo, quais as principais causas da obesidade infantil, quais as doenças que ela pode desencadear no organismo da criança e do adolescente e os tratamentos mais indicados. Confira.

1-Quais são as principais causas da obesidade em crianças e adolescentes?

As principais causas de obesidade infantil são o sedentarismo, a dieta inadequada, fatores genéticos e, na minoria dos casos, alterações hormonais.

2- Por que a obesidade infantil é tão atacada?

A obesidade infantil deve ser combatida, pois acredita-se que os adipócitos, as células que armazenam gordura, são definidas em sua quantidade durante a infância. Logo, o tratamento da obesidade vai influir por toda a vida do indivíduo.

3- Quais são as doenças relacionadas à obesidade infantil?

As principais doenças relacionadas são alterações na glândula tireóide e outras relacionadas a síndromes ovarianas.

4- Qual é a melhor forma de combater a obesidade infantil?

As melhores formas de combate incluem a prática de atividades físicas, a diminuição do sedentarismo por meio de restrições ao tempo de televisão, uso de videogames e internet, além de uma dieta balanceada e equilibrada. Caso estas medidas não funcionem, a avaliação médica adequada é fundamental.

5- Como detectar se a criança está obesa?

O pediatra sem dúvida é o especialista indicado para fazer esta avaliação, por meio do acompanhamento constante da criança, onde serão analisados peso e altura ideais para a idade e sexo da criança.

6- Um pré-adolescente gordinho pode ficar esbelto depois de entrar na puberdade?

Sim. O pessoa precisará seguir um programa que inclua exercícios físicos aliado a uma dieta balanceada, prescrita por um profissional pediatra ou nutricionista.

7- Qual a dieta indicada para uma criança e adolescente obeso?

Em indivíduos obesos, a avaliação nutricional com o acompanhamento de um nutricionista é fundamental, porque somente ele poderá prescrever uma dieta compatível com as características e necessidades desta criança ou adolescente, inclusive a partir de exames e análise do histórico familiar.

8- A partir de qual idade uma cirurgia para perda de peso é recomendada?

Cada caso deve ser avaliado individualmente. Essa é a orientação adotada no mundo inteiro. Acredita-se que a partir dos 15 anos a cirurgia possa ser indicada.

9-Quais os impactos emocionais que uma criança obesa pode ter?

A obesidade infantil pode gerar alterações psicológicas, que podem influir na vida da criança, gerando uma baixa auto-estima e levando à solidão, tristeza, nervosismo e, até mesmo, depressão - problemas que podem perdurar na vida adulta. Esta soma de sentimentos influencia na diminuição da qualidade de vida deste indivíduo e em sua socialização.

10-Pais obesos podem influenciar no modo alimentar da criança, levando ela à obesidade, mesmo que as características genéticas não pesem para este lado?

Com certeza. O ambiente familiar da criança é um fator decisório na gênese e manutenção da obesidade. Portanto, a orientação dietética correta já deve ocorrer logo que a criança começa a comer na mesa com os pais, por volta dos 2 ou 3 anos de idade. Os hábitos que adquirir nesta fase serão levados por toda vida.

Fonte: Abn News

Um comentário:

  1. Que bom todas essas informações, precisamos mesmo mudar nossos hábitos.Gostei muito, estarei sempre acompanhando.
    www.nunonina.blogspot.com

    ResponderExcluir