INFORMAÇÕES SOBRE SAÚDE, ODONTOLOGIA E SEGUROS.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Dicas de Segurança para seu Automóvel


Segurança Pessoal no Trânsito

Estatísticas vêm demonstrando que o risco de perder a vida dentro de seu carro, em um sinal de trânsito, é maior do que em qualquer outra situação. Por isso a HDI listou algumas dicas importantes para você ficar atento.
Instale INSULFILM (70% vidros dianteiros e 50% traseiros - no parabrisas é proibido a intalação do mesmo)
Não coloque no seu carro adesivos que possam identificar facilmente onde você mora e locais que freqüenta como academia, faculdade, etc.
Ar condicionado não é luxo, e sim segurança.
Mantenha sempre vidros e portas fechados.
Se o pneu furar à noite, ou em locais pouco movimentados, não pare. Permaneça dirigindo até um posto policial ou local movimentado. O estrago em seu carro tem preço. Você não!
Por mais frio que isto possa parecer, não pare para ajudar alguém à noite ou em locais pouco movimentados.
Sempre que possível telefone para a polícia (190) e dê as orientações sobre o local onde está uma pessoa possa estar precisando de auxílio.
Se você achar que está sendo seguido por outro veículo não altere sua forma de dirigir, procure a polícia ou vá para locais bastante movimentados.
Quando o sinal estiver vermelho, procure manter seu carro à direita da rua. Geralmente os ladrões atacam pelo lado esquerdo, o do motorista. Reduza a velocidade, tentando chegar ao cruzamento quando o sinal estiver abrindo.
Se tiver que parar, mantenha sempre a primeira marcha engatada.
Fique atento a tudo em seu redor. Não se distraia. A surpresa é a grande arma do bandido.
Mantenha sempre uma distância segura do carro da frente (a distância é segura quando você enxerga o pneu traseiro do carro da frente).
Quando suspeitar de alguma coisa, procure ficar “colado” na lateral do carro à sua esquerda, desta forma não deixando espaço para abordagem.
Evite fazer compras no sinal. Mesmo que o vendedor não seja ladrão, você se distrai, abre seu vidro e se expõe.
Antes de estacionar (ou quando retornar ao local estacionado) sempre olhe ao redor, veja se existe alguém ou situação suspeita.
Se desconfiar de alguma coisa, passe direto pelo seu carro e reavalie a situação. Em dúvida, chame a polícia (190)
Nunca deixe nenhum objeto dentro do carro; coloque tudo no porta-malas.
Tire sempre a chave da ignição quando for parar o carro, mesmo que seja por alguns instantes.
Nunca fique dentro do carro estacionado. Você se transforma na vítima perfeita.
Se você estaciona sempre nas mesmas imediações e teve a tampa do tanque de combustível roubada, troque todas as chaves do seu carro. Roubam a tampa para fazer cópias das chaves.
Se ao retornar ao carro você observar “defeito” que impede o motor de funcionar, chame imediatamente o socorro de sua confiança. Alguém pode ter “criado” o defeito para “ajudar” você. Dependendo da situação ao seu redor (pessoas suspeitas, pouco movimento, noite, etc), não fique próximo ao seu carro.
Mantenha gravado no seu celular um número de contato para casos de emergência, sob a expressão: AAvisar emergência . Desta forma o "AA" sempre aparecerá em primeiro lugar na lista telefônica da sua agenda e facilita a localização do telefone da pessoa a ser contatada em caso de acidente
Em caso de Assalto
NÃO REAJA!
NÃO TENTE FUGIR!
NÃO GRITE!

Procure controlar seu nervosismo. Fale devagar, mas obedeça rapidamente ao que está sendo solicitado.
Não faça movimentos bruscos, mantenha as duas mãos no volante. Se você precisar tirar as mãos do volante comunique que vai fazer isto e por quê.
O fator “surpresa” está sempre a favor do bandido, que quase nunca está sozinho e não tem nada a perder. Esteja sempre atento!
Transforme estas informações em rotina: carro trancado, vidros levantados, atenção constante, saber parar no sinal, saber estacionar e saber preservar a vida não reagindo em caso de assalto.


Texto extraído do site: www.hdi.com.br

Um comentário:

  1. Muito interessante essas dicas de segurança. São coisas simples mas que nós muitas vezes deixamos de fazer.
    Valeu pelas dicas.

    ResponderExcluir