INFORMAÇÕES SOBRE SAÚDE, ODONTOLOGIA E SEGUROS.

Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de março de 2010

Câncer de Colo de Útero: Prevenir é o Melhor Remédio


O câncer de colo de útero é um tumor que se desenvolve a partir de alterações nessa região, que se localiza no fundo da vagina. A doença passa por diferentes fases antes de se transformar em câncer e, no início, a mulher não sente nada. Conforme a doença avança, podem aparecer sangramento vaginal, corrimento e dor.

A causa da doença é uma infecção persistente pelo Papiloma Vírus Humano, o vírus HPV (não confundir com o vírus HIV, que causa a AIDS). Existem mais de 100 tipos de HPV, embora poucos causem o câncer do colo de útero. O início precoce da atividade sexual e a diversidade de parceiros podem facilitar a infecção. Outro fator importante: o fumo aumenta o risco do câncer.

Para evitar a doença, é importante fazer o exame preventivo (papanicolaou), que consiste na coleta de material do colo do útero por meio de espátula e escovinha. O material é colocado em uma lâmina de vidro e examinado em laboratório. O exame é rápido e, para a maioria das mulheres, indolor. É importante que os dois primeiros exames sejam feitos no intervalo de um ano. Se os resultados desses exames forem normais, passará a ser feito a cada três anos. Se apresentarem algum tipo de alteração, o médico poderá solicitar a repetição do exame. Caso necessário, o médico indicará o tratamento adequado.

Fique atenta: todas as mulheres com vida sexual, principalmente aquelas entre 25 e 59 anos de idade, devem fazer o exame, inclusive as grávidas. Quando as alterações que antecedem o câncer são identificadas e tratadas, é possível prevenir a doença em 100% dos casos.

Fonte: Bradesco Seguros

Nenhum comentário:

Postar um comentário