INFORMAÇÕES SOBRE SAÚDE, ODONTOLOGIA E SEGUROS.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de março de 2010

Pacientes e dentistas podem dar boas vindas à tecnologia de plasma na guerra contra a cárie dentária

Jatos de plasma podem destruir as bactérias dentais que causam cárie enquanto poupam os dentes, cientistas relataram na edição de fevereiro do Journal of Medical Microbiology. Os achados podem significar que a tecnologia de plasma será útil para a remoção de tecido infectado da cárie dentária, um procedimento que convencionalmente requer o uso de brocas motorizadas, afirmam os cientistas.

Cientistas do Instituto de Modificações de Superfície de Leibniz, Leipzig, e dentistas da Universidade de Saarland, Hamburgo, Alemanha, testaram a eficácia do plasma contra patógenos bucais comuns como o Streptococcus mutans e Lactobacillus casei. Essas bactérias formam filmes sobre a superfície dos dentes e têm a capacidade de corroer o esmalte dental e a dentina subjacente para causar a cárie.

Plasmas, o quarto estado da matéria após sólidos, líquidos e gases, apresentam um número crescente de aplicações médicas e técnicas, e dr. Stefan Rupf da Universidade de Saarland, que liderou a pesquisa, diz que desenvolvimentos recentes de plasmas frios mostraram grandes promessas de uso na odontologia.

Fonte: ADA - Associação Dental Americana

Nenhum comentário:

Postar um comentário