INFORMAÇÕES SOBRE SAÚDE, ODONTOLOGIA E SEGUROS.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de março de 2010

Sintomas de infarto, como dormência e formigamento nas mãos, podem ser síndrome do túnel do carpo


HCor alerta que possíveis sintomas de infarto, como é o caso de mão e braço dormentes, podem ser um problema de compressão de nervos
É fato que algumas doenças possuem sintomas semelhantes. Em muitos casos, as pessoas acabam por supor enfermidades, se auto-medicar e, em paralelo, procuram um atendimento clínico especializado em ambulatórios, consultórios médicos e até em pronto-socorros. No caso de formigamento e dormência das mãos, os sintomas podem ser caracterizados como um princípio de infarto, porém outras doenças podem ter sinais semelhantes, como é o caso da Síndrome do Túnel do Carpo - doença que comprime o nervo mediano na região da mão quando da sua passagem túnel do carpo.

De acordo com o supervisor do Pronto-Socorro do HCor - Hospital do Coração, em São Paulo, Dr. César Jardim uma parte significativa dos pacientes que procuram o atendimento do Pronto Socorro do hospital apresentam estes sintomas ."Recebemos diariamente um grande número de pessoas que chegam ao pronto-socorro com os sintomas de dormência e formigamento nas mãos, porém em muitos casos eles não se atribuem a um risco cardíaco".

"Normalmente os sintomas da angina ou mesmo do infarto estão ligados a outros sinais como dor no peito, sudorese, falta de ar e palidez. Para certificar que o paciente não está passando por um problema cardiovascular realizamos todos os exames necessários e, caso o diagnóstico seja negativo encaminhamos o paciente para a especialidade responsável", completa.

A Síndrome do Túnel do Carpo consiste no aumento da pressão dentro do túnel do carpo, em que o nervo mediano sofre um processo compressivo, que será caracterizado pela dormência, formigamento e dor da mão, podendo se estender para o cotovelo e até o ombro. A doença é tratada pelo especialista em cirurgia da mão e microcirurgia, que poderá através de uma avaliação clínica e laboratorial, definir a melhor forma de tratamento.

De acordo com o Dr. Marcelo Rosa de Rezende, cirurgião de mão e microcirurgião do HCor, a patologia se dá principalmente por fatores genéticos, que predispõem um grupo de pessoas a este tipo de compressão. "O diagnóstico pode ser feito com um exame clínico, baseado na queixa do paciente e na positividade de alguns testes provocativos. Na suspeita clínica solicitamos o exame de eletroneuromiografia, que avaliará, de forma objetiva, a presença e o grau de compressão do nervo mediano. Considerando a presença de um processo inflamatório dentro do canal do carpo, devemos recorrer ao uso de anti-inflamatório e uso de tala para o punho por um período determinado", alerta.

Segundo Marcelo Rosa, cerca de 30% das pessoas atendidas no ambulatório de cirurgia da mão apresentam o diagnóstico deste tipo de compressão nervosa, sendo que muitas vezes o paciente já passou por vários outros especialistas, como é o caso do médico vascular e cardiologista. A eficácia do tratamento está associada ao correto diagnóstico e estadiamento do grau de compressão. "É preciso sempre afastar todas as possíveis causas para o sintoma de formigamento, sem esquecer que a síndrome do túnel do carpo é muito mais frequente do que se possa imaginar", completa.

Conheça os sintomas da Síndrome do Túnel do Carpo

> Se manifestam principalmente no período noturno, quando o paciente refere acordar várias vezes a noite com dormência e formigamento da mão;

> No período matinal a queixa é de sentir a mão inchada e dormente;

> Durante o dia os sintomas tendem a ser menos importante, contudo nas formas graves pode-se ter atrofia muscular, e mesmo perda significativa da sensibilidade da mão.

Quem pode ter a doença

> Pode acometer ambos os sexos, no entanto a mulher, principalmente a partir do período da menopausa é o grupo de maior risco;

> A gestante poderá apresentar este tipo de compressão, devido a retenção hídrica no período gestacional, entretanto os sintomas normalmente acabam de forma espontânea após o término da gestação;

> Outras causas menos comuns estão relacionadas a situações traumáticas como fraturas e luxações;

> Pacientes com doenças de base como o hipotiroidismo, diabetes e reumatismo são mais susceptíveis a este tipo de compressão nervosa.


Tratamento

> O tratamento varia de acordo com o grau de compressão podendo variar desde conservador ou até mesmo cirúrgico. Atualmente, é possível realizar-se a cirurgia de liberação do túnel do carpo com método minimamente invasivo pela via endoscópica.

Fonte: Abn News

Nenhum comentário:

Postar um comentário