INFORMAÇÕES SOBRE SAÚDE, ODONTOLOGIA E SEGUROS.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de março de 2010

Glaucoma é a segunda maior causa de cegueira


A visita ao oftalmologista deve ser obrigatória após os 35 anos de idade. Essa recomendação é feita pelo médico e diretor da Clínica CRS, de Santo André, Ricardo Sampaio.


Segundo ele, várias doenças oculares são detectadas por meio de exames periódicos e uma delas é o glaucoma, considerada a segunda maior causa de cegueira, perdendo somente para a diabetes.

"Após os 35 anos é importante que o médico faça e medição da retina e pressão ocular, além de outros exames clínicos no paciente. Havendo o diagnóstico precoce, todo tratamento torna-se mais eficiente. No caso específico do glaucoma, a doença evolui muito rápido e pode causar cegueira irreversível e, nesse caso, nem o transplante de córnea resolverá o problema", explica o médico.

Não apresentando nenhum problema, a primeira consulta ao oftalmologista deve acontecer a partir dos 3 anos de idade e, a partir da idade escolar, é importante que a visita ao oftalmologista seja uma vez por ano. Essa periodicidade pode ser mantida até a idade adulta.

O glaucoma é uma doença causada pela lesão do nervo óptico relacionada à pressão ocular alta e pode ser crônico ou agudo. Esta doença raramente apresenta sintomas e os principais sinais só vão surgir nos glaucomas agudos, quando o paciente tem fortes dores de cabeça, fotofobia, enjoo e dor ocular intensa.

Para o diagnóstico do glaucoma alguns exames devem ser realizados, como tomada da pressão intraocular, fundo de olho para avaliar se existe lesão do nervo óptico provocado pelo glaucoma, exame para classificar o tipo de glaucoma e campo visual para avaliar se há perda do campo visual.

Vale ressaltar que um dos fatores de risco muito importante para ter o glaucoma é a história familiar, porém não quer dizer que obrigatoriamente terá glaucoma quem tiver familiar glaucomatoso. O exame oftalmológico adequado, com um bom oftalmologista, é muito importante para o esclarecimento de dúvidas.

Fonte: Abn News

Nenhum comentário:

Postar um comentário