INFORMAÇÕES SOBRE SAÚDE, ODONTOLOGIA E SEGUROS.

Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de março de 2010

Lei Antifumo reduz níveis de monóxido de carbono em 73,5%


Estudo realizado pelo Incor pesquisou 700 bares e casas noturnas no Estado de SP.

Os frequentadores e empregados das casas noturnas paulistas foram os mais beneficiados pela lei estadual Antifumo, que há quase sete meses proíbe o consumo de derivados de tabaco em ambientes fechados de uso coletivo. Nesses locais, um estudo realizado pelo Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas em cerca de 700 estabelecimentos do Estado apontou que houve uma redução de 73,5% nos níveis de monóxido de carbono.

"São dados sólidos que demonstram o acerto da nova legislação em favor da saúde de todos os paulistas, especialmente dos não fumantes. Em todos os países onde se restringe o fumo nos ambientes fechados há claros sinais de melhoria na salubridade dos ambientes e na saúde da população. Em São Paulo não está sendo diferente", diz o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Nas casas noturnas, o nível de monóxido de carbono ambiental em áreas totalmente fechadas antes de a legislação entrar em vigor era de 5,02 ppm (partes por milhão). Atualmente a taxa caiu para 1,35. Já a medição realizada em trabalhadores não fumantes apontou queda de 52,6% na contaminação do organismo por CO2, cuja média passou de 7,22 ppm para 3,29.

Nos bares a redução da poluição ambiental nas áreas inteiramente fechadas foi de 73,1% no período, passando de 5,02 ppm para 1,35 após a lei, e de 48% no organismo de empregados não fumantes (7,22 para 3,75 ppm). Nos restaurantes houve diminuição de 67,8% no nível de monóxido de carbono ambiental das áreas fechadas (4,01 ppm para 1,29) e de 44,7% na contaminação do organismo de trabalhadores não fumantes por CO2 (6,32 para 3,44 ppm).

"Em locais como casas noturnas e bares, o ganho para a saúde depois da Lei Antifumo foi enorme. A redução de 73,5% nos níveis de monóxido de carbono nos ambientes fechados é muito significativa e tem reflexo direto na saúde dos frequentadores, sejam eles clientes ou funcionários", afirma a cardiologista do Incor e coordenadora da pesquisa, Jaqueline Scholz Issa.

Vigilância

Desde o dia 7 de agosto do ano passado, quando a Lei Antifumo entrou em vigor, já foram realizadas mais de 219 mil ações de fiscalização por parte da Vigilância Sanitária e do Procon. Foram aplicadas 761 multas em todo o Estado. Como vem ocorrendo desde o princípio, o nível de cumprimento da lei segue superior a 99%.

Lei Antifumo

A Lei Antifumo proíbe fumar em ambientes fechados de uso coletivo, como bares, restaurantes e casas noturnas. A nova legislação alinhou São Paulo com a tendência internacional de combate aos males causados pelo tabagismo, principalmente em relação ao fumo passivo. E serviu de exemplo para diversos Estados e cidades do país, que vêm aprovando legislações semelhantes, por ambientes fechados de uso coletivo livres do tabaco. Quem quiser informar sobre o descumprimento da lei, pode fazer a denúncia por meio do telefone 0800 771 3541 ou pelo site www.leiantifumo.sp.gov.br

Fonte: Abn News

Nenhum comentário:

Postar um comentário