INFORMAÇÕES SOBRE SAÚDE, ODONTOLOGIA E SEGUROS.

Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de março de 2010

Preocupações com dinheiro podem levar pessoas a ranger os dentes

Estresse e ansiedade podem levar muitas pessoas a ranger os dentes ocasionalmente. Nos dias de hoje, os dentistas estão cada vez mais preocupados com fatores que possam exacerbar o problema, como por exemplo, a desaceleração econômica.

Em outubro, o dr. Steven Butensky, de Nova York, disse ao New York Times: "Tenho visto muito mais pessoas ansiosas, estressadas e muito preocupadas com o próprio futuro financeiro, e elas estão descontando isso nos dentes".

Acrescentou o dr. Gerald McCracken: “Estamos encontrando muitas famílias de renda dupla, temos pessoas que perderam o emprego e estão preocupadas e temos a esposa, que ainda mantém o emprego, sofrendo pressão adicional e incerteza. Isso pode realmente levar a pessoa a ranger os dentes durante a noite”.

O hábito de ranger os dentes é conhecido por “bruxismo”, uma condição caracterizada pelo constante ranger ou apertar dos dentes durante o dia ou durante o sono. Além do estresse e da ansiedade, distúrbios do sono, mordida anormal, dentes ausentes ou apinhados podem ser a causa do bruxismo.

Os sintomas incluem forte dor de cabeça ou dor na mandíbula. Em casos severos, os dentes podem se fraturar. As fraturas geralmente são microscópicas, porém, quando se abrem, a polpa que está dentro do dente torna-se irritada. Essa irritação pode levar à sensibilidade – especialmente às temperaturas extremas. Existem também indicações de uma relação entre bruxismo e distúrbios da articulação temporomandibular (ATM).

Cerca de 10 a 15% dos adultos rangem os dentes de maneira moderada a severa, diz dr. Matthew Messina, conselheiro da American Dental Association (ADA). A genética pode ser um fator no bruxismo, ele diz, mas o estresse geralmente é o catalisador.

Sendo assim, o que as pessoas que rangem os dentes ocasional ou frequentemente podem fazer? A ADA recomenda que os pacientes preocupados conversem com o dentista, que pode determinar a extensão do problema e até mesmo confeccionar um protetor bucal para proteger os dentes durante a noite.

Se a causa for o estresse, técnicas de relaxamento podem ser recomendadas, por exemplo, fisioterapia, relaxantes musculares, aconselhamento e mesmo exercícios para ajudar a reduzir a tensão.

Fonte: ADA

Nenhum comentário:

Postar um comentário