INFORMAÇÕES SOBRE SAÚDE, ODONTOLOGIA E SEGUROS.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de março de 2010

Práticas de saúde que garantem uma alimentação segura


Quem conhece as boas práticas que garantem uma alimentação segura, estão menos suscetíveis as intoxicações alimentares que podem desestabilizar, e muito, a saúde da população


Alimentação saudável e balanceada é fundamental a garantia da qualidade de vida e saúde da população. Mas, o cuidado com o que ingerir e a maneira como preparar este alimento pode ser fator fundamental na garantia de segurança alimentar.

O Procedimento Operacional Padronizado (POP) que foi estabelecido como norma legal pela ANVISA em 2002, que instrui a seqüências para realização de operações que visam assegurar a qualidade do alimento que vai chegar ao consumidor. Assim como este procedimento, algumas medidas básicas de iniciativas federais, estaduais e até municipais são responsáveis pela divulgação da necessidade cada vez maior de cuidado e prevenção com a manipulação,armazenamento e consumo dos alimentos livres dos microorganismos responsáveis por surtos de DTA (doenças transmitidas por alimentos) em todo o mundo.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) entre várias iniciativas relacionadas à segurança alimentar, realiza o trabalho de divulgar materiais que auxiliam na educação dos consumidores sobre os riscos presentes nos alimentos e em sua manipulação. A campanha que tem como título "As cinco chaves para uma alimentação segura" destaca os cinco procedimentos fundamentais a garantir a inocuidade e qualidade dos alimentos.

Manter a Limpeza, Separar alimentos Crus de alimentos cozidos, cozinhar bem os alimentos, manter os alimentos em temperaturas seguras e usar água e matérias primas seguras são as "Cinco Chaves" que são enfatizadas como as principais mensagens a serem aplicadas de modo a prevenir as intoxicações alimentares. A difusão efetiva do conceito e da necessidade de estar atento a procedimentos que deveriam ser rotineiros são de extrema importância à população mundial de maneira geral.

A falta de um gerenciamento efetivo no processo de elaboração de um alimento era preocupação vigente em vários países. No Brasil APPCC (Análise de perigo e pontos críticos de controle) é um sistema preventivo no controle de contaminantes alimentares , que auxilia na diminuição dos índices de contaminação com microorganismos, na medida em que proporciona uma garantia de integridade da qualidade do alimento durante um determinado processo evitando problemas à saúde do consumidor.

Quanto mais iniciativas neste setor, que diminuam a probabilidade de desenvolvimento de microorganismos nocivos à saúde é uma contribuição importante as normas, atividades e campanhas educativas à população. Tudo contribui expressivamente para este combate as DTA em todo o mundo. Órgãos renomados engajados nesta causa podem ser grandes aliados a disseminação da conscientização da necessidade de uma segurança alimentar cada vez maior.

A FDA ( Food and drug administration) que é outra grande potência em organização direcionada ao segmento da saúde, divulgou em seu site algumas dicas de segurança alimentar que são a base importante para uma vida saudável.

Não consuma cookies com a massa crua ou qualquer produto alimentar que necessite ser cozido ou assado.

Sigas as instruções das embalagens para prepararem temperaturas e tempos adequados

Lavar as mãos, superfícies de trabalho e principalmente os utensílios após contato com o produto cru (matéria-prima)

Mantenha os alimentos crus separados dos outros alimentos enquanto prepara-os para evitar qualquer contaminação.

Refrigere os produtos imediatamente após usá-los, se eles exigirem refrigeração.

Fonte: Abn News

Nenhum comentário:

Postar um comentário